O dia 23 de maio é uma data especial para Associação Karate-Do Tanaka, pois é o nosso aniversário de fundação. Neste ano de 2018, nossa escola completa 55 anos de trajetória, com certeza estabelecida como uma das instituições mais tradicionais, longevas e pioneiras da arte do Karate no Brasil. Por isso, aproveitamos a data para relembrar um pouco da nossa história.
A Associação Karate-Do Tanaka foi fundada em 23 de maio de 1963, na época com nome de Associação Paulista de Karate. A entidade, presidida pelo mestre Tsunioshi Tanaka, então ainda um iniciante, era vinculada à Associação Brasileira de Karate (ABK). Na época, os professores eram o mestre Shikan Akamine e seu aluno Sadao Saito, praticantes de Goju-Ryu.
Em 1965 o mestre Akamine foi desligado da ABK e, em solidariedade a ele, a Associação Paulista de Karate também deixou essa entidade. No mesmo ano, o mestre Tanaka se interessou pelo estilo Kyokushin e entrou em contato com o fundador Mas Oyama, que o convidou para representar sua entidade na América do Sul.
A Associação Paulista de Karate representou o Kyokushin até 1974, quando a diretoria decidiu se desligar dessa organização por não estar de acordo com algumas políticas adotadas pela matriz. No período que representou essa escola, a Associação contribuiu muito para a divulgação do estilo no continente, inclusive promovendo campeonatos, abrindo dojos pelo Brasil e outros países e trazendo instrutores japoneses.
Ainda em 1974 a entidade mudou de nome para Associação Karate-Do Tanaka e seguiu independente de outras organizações, se consolidando como escola voltada para promover um Karate inclusivo e com base nos valores morais da arte. Entre 1994 e 2014, a Associação representou a World Seido Karate Organization, de Tadashi Nakamura, com quem o mestre Tsunioshi Tanaka fez amizade na época em que ambos eram representantes do Kyokushin.
Desde então a Associação Karate-Do Tanaka segue mais uma vez independente. Acreditamos que o Karate que praticamos hoje é o resultado de toda essa trajetória, do trabalho árduo do mestre Tsunioshi Tanaka e seu jeito de ensinar somado às influências dos mestres Akamine, Oyama e Nakamura.
Pela nossa última contagem, Associação Karate-Do Tanaka soma, nestes 55 anos, 11.779 alunos.
Em 18 de janeiro de 2017, o mestre Tsunioshi Tanaka faleceu, aos 82 anos, por complicações causadas por uma infecção. Com seu falecimento, os faixas-pretas atuantes na academia se reuniram e chegaram à decisão unânime que o trabalho do mestre não podia acabar. Por isso, nos dedicamos diariamente no cultivo do melhor Karate que podemos, que seja uma prática para a vida e para a promoção do bem-estar, cidadania e dos valores de respeito e disciplina intrínsecos à nossa arte. E cada um dos nossos alunos é parte dessa história nos ajuda a construir uma escola de Karate cada vez mais forte e relevante para a sociedade.
Hoje celebramos toda a tradição de nossa escola e também agradecemos o kaicho Tanaka por toda sua dedicação e todos os seus ensinamentos. Sabemos que nosso mestre sempre estará conosco, nos emprestando sua força para trilharmos nosso caminho. E vamos agora construir mais meio século e além de Karate-Do Tanaka, garantindo que o trabalho do Mestre Tsunioshi Tanaka continue e que seu nome não seja esquecido.