A Associação Karate-Do Tanaka promoveu, em 29/5, cerimônia em comemoração a seu aniversário de 53 anos de fundação, completos em 23/5. O evento, comandado pelo kaicho Tsunioshi Tanaka, ocorreu na sede da Associação, no bairro de Vila Prudente, em São Paulo/SP. Estiveram presentes o paraninfo Dr. Wilson Mathias Júnior; Newton Zadra, presidente do Círculo de Trabalhadores Cristãos de Vila Prudente, além de alunos e seus respectivos familiares e amigos.
A primeira parte da cerimônia contou com entrega de faixas e certificados aos alunos recentemente promovidos. Receberam faixa preta 1º dan (shodan) os senpais André Alexandrino, Bruno Chagas, Gabriele Gonzales e Hellen Nicolai. Já para 2º dan (nidan), foram promovidos os senpais Felipe Alexandrino e Marcos Rezende.
Houve também duas homenagens: o mestre Tsunioshi Tanaka concedeu ao Dr. Wilson Mathias o grau benemérito de 5º Dan (godan); e o senhor Newton Zadra foi prestigiado com o grau benemérito de 1º dan (shodan). A honraria foi concedida a ambos por sua presença na história do Karate-Do Tanaka, colaborando com a Associação em várias oportunidades.
Em sua fala como paraninfo, o Dr. Wilson Mathias, que é médico cardiologista e ex-aluno do Karate-Do Tanaka, contou um pouco da sua história com a Associação. Ele começou a praticar Karate aos 11 anos e, apesar de ter parado de treinar para cursar medicina, sempre carregou os ensinamentos obtidos no dojo. “O mestre Tanaka com certeza teve uma participação muito grande na minha formação e na minha capacidade de vencer as dificuldades da vida”.
Outro relato particularmente emocionante compartilhado pelo Dr. Wilson foi de quando ele, já um médico consolidado, teve oportunidade de retribuir a dedicação do mestre Tanaka ao operá-lo para tratar de uma doença cardíaca muito grave, salvando sua vida. Ao falar dessa passagem, era evidente o respeito e admiração que o eterno discípulo carrega ainda hoje por seu mestre.
A comemoração também contou com demonstrações de katas. Em grupo, os alunos executaram a série Pinan, do 1 ao 5, e o tradicional kata Sanchin. Também houve apresentações individuais, com cada discípulo executando um kata de sua escolha. Na oportunidade, o kaicho Tanaka explicou o sentido da prática dos katas, que precisa ser constante, pois é neles que estão contidas todas as técnicas de defesa pessoal, para diversas situações. “O kata é a alma do Karate”, disse.
Em seguida, foram realizadas demonstrações de tameshiwari (teste de quebramento) com tábuas. Como explicou o mestre Tsunioshi Tanaka, o tameshiwari é um teste de coragem, uma vez que exige confiança e execução adequada do praticante. Com isso, adquirem uma percepção do potencial destrutivo do que aprenderam e por que os ensinamentos do Karate devem ser usados com responsabilidade.
As apresentações da festa foram encerradas com demonstrações das técnicas por meio de sanbon kumite (aplicação de defesa em três passos) e fila indiana para execução de defesa e contra-ataque de um aluno contra vários adversários em sequência.
Para finalizar a celebração, o kaicho Tsunioshi Tanaka falou um pouco sobre a importância da prática do Karate para manter uma vida mais saudável, convidando todos os presentes a experimentarem fazendo algumas aulas. “Nós aqui cuidamos dos alunos”, ressaltou, salientando também que ele orienta os treinos sempre observando o tipo físico e capacidades de cada aluno.
Após o encerramento feito pelo mestre, alunos e seus respectivos familiares e amigos puderam se confraternizar em um café da manhã.
Crédito das fotos: Sergio Onório/Círculo de Vila Prudente
Confira o álbum de fotos:
Acompanhe o conteúdo da Associação Karate-Do Tanaka também pelo Facebook e Instagram.