Karate-Do é uma arte marcial da ilha de Okinawa, no Japão. As técnicas que vieram a compor o Karate moderno se originaram de várias fontes, entre elas principalmente a mistura de lutas nativas do povo de Okinawa com o Kung Fu praticado no sul da China. O ecletismo da arte tinha como principal objetivo reunir técnicas de defesa pessoal eficientes e diretas, isso porque os moradores da ilha por séculos foram proibidos de usar armas, desenvolvendo então formas de combate desarmado ou com instrumentos pouco convencionais como remos, por exemplo.
Por muitos anos, o Karate cresceu e se desenvolveu de forma velada, quase secreta. Não havia dojos e os mestres transmitiam seus conhecimentos para alguns poucos alunos. Isso mudou após o Japão anexar Okinawa, que antes era um reino independente. No final do século 19, começaram a surgir esforços para que o Karate fosse amplamente divulgado e implementado nas escolas.
O marco para a modernização e consequente popularização do Karate ocorreu com a ida do mestre Gichin Funakoshi, fundador do Shotokan, para Tóquio em 1921. Lá ele começou a propagar o Karate para a arte ganhar o mundo, exemplo seguido por outros mestres contemporâneos. Anos antes, Funakoshi já havia feito demonstrações da arte de Okinawa para autoridades japonesas, que ficaram bastante impressionadas.
Neste ponto, o Karate ainda não era uma arte sistematizada. Não havia um grau de progressão definido, uniforme ou um sistema de treino que pudesse ser aplicado para um grande número de pessoas. Como parte do processo de modernização, o Karate pegou emprestado então o uniforme e o sistema de graduação utilizados no Judo, com kyu e dan passando a ser utilizado para diferenciar o nível dos praticantes.
Outro fato que marcou o surgimento do Karate moderno foi a ênfase que passou a ser dada na prática da arte para o desenvolvimento pessoal e moral do praticante. O Karate, além um sistema de lutas, se consolidou como uma filosofia voltada para a formação moral, para o desenvolvimento de guerreiros para a vida. Foi neste contexto que a arte ganhou o “Do” (caminho) em seu nome passou a se chamar “Karate-Do”, que significa “caminho das mãos vazias”. O Karate-Do utiliza os princípios éticos do budo, código originado na cultura dos samurais.
Clique aqui para saber um pouco mais sobre as origens e evolução do Karate.
Quem pode fazer Karate?
O Karate-Do é uma arte que pode ser praticada por homens e mulheres. Na Associação Karate-Do Tanaka, o treino é recomendado para crianças a partir de 6 anos e adultos de qualquer idade. Isso porque o método pode ser adaptado para perfis diferentes de pessoas e tem vantagens muito claras a oferecer para os praticantes. Se a pessoa estiver apta para realizar atividades físicas, não há maiores restrições para começar a treinar.
Na dúvida, faça uma avaliação médica para ter certeza de que não há nenhuma restrição ao treino.
Fora isso, é preciso lembrar apenas que o Karate valoriza pessoas disciplinadas, sinceras e respeitosas. Com o treino se fortalecem todos esses valores, entre outros mais. A mentalidade correta ajuda a aproveitar as aulas em sua totalidade e possibilita o crescimento.
Como são os treinos?
O treino básico Karate-Do é composto por três elementos principais:
– Kihon: é a parte onde se pratica os fundamentos da arte, como socos, chutes e defesas. É como aprender o abecedário da arte. No kihon, as técnicas são apresentadas e desenvolvidas uma a uma.
– Kata: é a pratica dos movimentos formais do Karate e o tipo mais tradicional de treino da arte. Katas são sequências pré-definidas de diversas técnicas, que podem ser executadas tanto individualmente quanto em grupo. Além de ser uma excelente atividade física, o kata contém as estratégias e movimentos utilizados na defesa pessoal.
– Kumite: trata-se da aplicação das técnicas do Karate com um parceiro. Há vários tipos de kumite, desde as sequências de ataque e defesa pré-arranjadas até a luta em seu formato mais livre e competitivo.
Quais os benefícios que o Karate-Do proporciona?
O Karate-Do é uma atividade que movimenta todo o corpo, sendo um excelente exercício físico. Com a prática constante, é possível vencer problemas de mobilidade, emagrecer e definir os membros superiores e inferiores. Por ser um exercício aeróbico, o Karate ajuda o sangue a circular e levar o oxigênio para todo o corpo, melhorando o funcionamento do organismo.
O Karate conta ainda com diversos benefícios para a parte psicológica. Disciplina, foco, autoconfiança e tranquilidade são só algumas dessas vantagens. Além disso, sua filosofia preza pelo respeito e consideração pelos outros, valores necessários para qualquer cidadão.
Outro benefício muito claro do Karate-Do é se tratar de uma defesa pessoal, uma habilidade necessária em qualquer época. O Karate foi desenvolvido desde o início como uma arte para preservar a integridade física do praticante. Com o treino do Karate, desenvolvem-se técnicas e mentalidade correta para se defender.
Os ganhos com o Karate-Do podem ser sentidos em várias áreas da vida. Um praticante dedicado vai sentir que sua capacidade de lidar com as pessoas e com problemas do cotidiano irá melhorar consideravelmente. Isso porque o Karate trabalha habilidades analíticas e interpessoais, além de postura confiante de guerreiro e equilíbrio psicológico necessário para agir de forma mais assertiva em várias situações.
Leia pouco mais sobre dez ótimos benefícios do Karate-Do clicando aqui.
Ok, quero me matricular!
O dojo da Associação Karate-Do Tanaka abre todos os dias da semana! Será um prazer recebê-lo e esclarecer qualquer dúvida. Para começar a treinar, basta fazer a matrícula e comparecer com uma calça de moletom e uma camiseta preferencialmente branca. Clique aqui para saber mais.