O Karate-Do é uma arte fascinante. Além de promover a saúde e fazer com que exploremos nosso potencial físico, é uma atividade com vários benefícios para nossa parte psicológica. Isso porque é uma arte que tem como objeto o desenvolvimento do ser humano, de uma forma que vai muito além do dojo.
Com o passar dos treinos, qualquer aluno dedicado perceberá uma evolução clara em si mesmo não só na execução de katas e nas técnicas combativas, mas no modo de agir e se portar diante dos desafios da vida. A partir do momento que se abraça a cultura da arte, o Karate-Do torna-se uma ferramenta para ter melhor desempenho no ambiente de trabalho, nos estudos, no campo familiar e para alcançar maior equilíbrio pessoal.
Abaixo, destacamos ótimas habilidades para a vida desenvolvidas por meio do Karate:
1) Habilidades interpessoais
No dia a dia do treino, o aluno conhece e interage com colegas de faixas etárias e personalidades distintas. Todos devem trabalhar juntos para executar os exercícios e crescer juntos. Interagir com os demais e participar das atividades do dojo ajudam a desenvolver maior desenvoltura social.
2) Espírito de liderança
À medida que vai progredindo, o praticante de Karate se posiciona cada vez mais como um exemplo a ser seguido pelos novatos. É dever de quem tem mais experiência auxiliar os menos experientes. Com o passar do tempo, inclusive, o praticante deve ter a capacidade de estar à frente dos treinos, demonstrando as técnicas e comandando os demais. Ser o responsável por um treino não é fácil e requer o desenvolvimento de voz de comando e habilidade para lidar com os mais diversos perfis de alunos, com dificuldades distintas.
3) Pensamento rápido
Cada exercício do Karate ajuda a formar novas conexões neurais e criar um repertório de movimentos que, com a prática, o aluno deve ter condições de utilizar conforme a necessidade. A capacidade de tomar decisões rápidas na execução das técnicas é especialmente reforçada no treino do kumite (combate), em que a habilidade de lidar da melhor forma com os ataques do adversário é constantemente exercitada.
4) Aprender a aprender
O praticante deve ser um observador e ter capacidade de reflexão. Além de seguir as instruções dos professores, um ponto fundamental dos treinos é observar os veteranos e seguir o exemplo da execução das técnicas e procedimentos gerais, refletindo sobre seu propósito e procurando imitar da melhor forma possível. É preciso ser proativo. Com o tempo, fica cada vez mais fácil prestar atenção aos detalhes e aprofundar seus estudos e conhecimentos sobre a arte.
5) Disciplina
O Karate valoriza o comprometimento e a pontualidade. O aluno precisa estar ciente das políticas e etiquetas do dojo e segui-las da melhor forma possível. A evolução só ser conquistada com dedicação. A disciplina no Karate tem propósito claro do bom andamento do dojo e para que o aluno possa aproveitar de forma adequada o que é transmitido.
6) Perseverança
O Karate-Do não é uma arte fácil. É preciso treino e força de vontade para ganhar precisão nas técnicas e dominar novos katas, além dos pontos que o aluno tem mais dificuldade. Mas com objetivos definidos e constância nos treinos, os resultados dos esforços logo aparecem e o praticante ganha consciência da importância de se manter perseverante. Não desistir, apesar das dificuldades, fortalece o espírito e cria resiliência.
7) Autoconfiança e assertividade
Nos treinos de Karate, é preciso foco e determinação para a execução das técnicas. Esta firmeza é construída por meio da prática constante e resulta em uma mudança de postura e atitude por parte do aluno. Além disso, participar dos exames de faixa, apresentações e competições ajuda e lidar com a timidez e com a ansiedade das situações que fogem da rotina.
8) Autoconhecimento
Durante o treino de Karate o aluno precisa lidar com suas limitações físicas e psicológicas. Ao treinar e se desenvolver com os ensinamentos, fica cada vez mais claro o que ele pode fazer no momento e onde pode chegar, além de aprender quais são seus limites e como é possível superá-los e contorná-los.
9) Equilíbrio emocional
Ao iniciar e encerrar cada treino, todos os praticantes realizam uma meditação (zazen). No começo, essa meditação tem como objetivo limpar a mente e deixar de lado os problemas externos, se preparando para se dedicar ao Karate. No encerramento, reflete-se sobre o que foi aprendido e o praticante se prepara para retomar as atividades fora do dojo. Esses rituais já ajudam a acalmar a mente.
Além disso, o período que se passa se dedicando ao Karate ajuda a extravasar os problemas. Ao terminar um treino, o aluno se sente mais leve e pronto para lidar com o cotidiano. O próprio treino exige que o aluno busque um “estado de zen”, respirar e se concentrar em superar os desafios.
10) Respeito
“O Karate-Do começa e termina com respeito”, já diria Gichin Funakoshi. Isso porque desde o momento que entra no dojo o aluno deve expressar respeito com os demais. Isso é reforçado pelos procedimentos e etiquetas cultivados durante os treinos. O espírito nunca deve ser agressivo, mas de colaboração mútua e troca de conhecimento. Incorporada pelo aluno, essa cultura ajuda a criar mais empatia ao lidar com as outras pessoas.
Gostou? Então experimente e descubra muito mais do que o Karate-Do pode te proporcionar. Nossa arte é ideal para quem busca qualidade de vida! As vagas estão abertas para novos alunos na Associação Karate-Do Tanaka. Clique aqui e saiba mais.
Leia também sobre Dez ótimos benefícios da prática do Karate.