Tode Jukun: Os dez preceitos do Karate pelo mestre Anko Itosu

Em seus primórdios, o Karate (cujo nome original era Tode) tinha como propósito principal ser um sistema eficiente de defesa pessoal para os guerreiros de Okinawa. Apesar disso, a arte sempre teve fundamentos morais e benefícios  físicos intrínsecos. Não poderia ser diferente, pois os praticantes geralmente faziam parte de uma casta que não só tinha habilidades marciais como eram intelectuais e estudiosos. 

Okinawan-Karate

Esses mestres antigos de Okinawa eram pessoas de destaque na sociedade deixaram legados e histórias que chegaram até nós. Exemplos não faltam, como Tode Sakugawa, Bushi Matsumura, Kanryo Higaonna, Kosaku Matsumora e Anko Asato, para citar apenas alguns.

Outro desses grandes mestres era Anko Itosu (1831 – 1915), conhecido por muitos como o “avô do Karate moderno” e criador da série de katas Pinan (Heian). Muito culto, versado nos clássicos chineses e dono de um punho devastador, Itosu tinha profundo domínio dos aspectos técnicos e filosóficos do Karate, que refletem até hoje na prática da arte.

Itosu foi uma figura de extrema importância para a popularização do Karate. Após o fim da cultura de ensino velado na qual o treino do Karate era desenvolvido, ele trabalhou pela implementação da prática nas escolas de Okinawa e desenvolveu métodos de treinos para grandes grupos de pessoas (antes, o Karate era ensinado pelos mestres a poucos alunos).

Ainda visando promover o Karate, no início do século 20, Anko Itosu escreveu uma carta dirigida ao ministro da Educação e ao ministro da Guerra do Japão falando sobre os benefícios da arte marcial de Okinawa. Mais do que uma carta com intenções políticas, o documento Tode Jukun (dez preceitos do Karate) versa sobre pontos importantes do que a arte pode proporcionar. O texto de Anko Itosu é uma leitura obrigatória para qualquer praticante de Karate-Do, que deve estudar e refletir sobre as palavras do mestre. Por isso, reproduzimos abaixo uma tradução do texto, na íntegra:

Dez Preceitos do Karate

O Karate não se desenvolveu a partir do Budismo ou do Confucionismo. No passado, as escolas Shorin-Ryu e Shorei-Ryu foram trazidas da China para Okinawa. Ambas as escolas têm pontos fortes, que agora mencionarei abaixo antes que ocorram muitas mudanças:

  1. Karate não é meramente praticado para o seu próprio benefício; ele pode ser usado para proteger a família de um indivíduo ou seu mestre. Não é o propósito usá-lo contra um único adversário, mas no lugar como uma forma de evitar ferimentos usando as mãos e os pés caso o indivíduo seja confrontado por um bandido ou encrenqueiro.
  1. O propósito do Karate é fazer os músculos e ossos sólidos como uma rocha e usar as mão e pernas como lanças. Se crianças começarem a treinar Karate enquanto estiveram no ensino fundamental, então elas serão adequadas para o serviço militar. Lembrem-se das palavras atribuídas ao Duque de Wellington após ele derrotar Napoleão: “a batalha hoje foi vencida nos campos de jogos das nossas escolas.”
  1. Karate não pode ser aprendido rapidamente. Como um touro que se move lentamente por mil léguas, se uma pessoa treinar diligentemente por uma ou duas horas todos os dias, então em três ou quatro anos ela verá uma mudança em seu físico. Aqueles que treinam dessa maneira descobrirão os princípios mais profundos do Karate.
  1. No Karate, o treino das mãos e dos pés é importante, então o indivíduo precisa ser completamente treinado por meio do Makiwara. Para fazer isso, relaxe os ombros, abra os pulmões, reúna sua força, agarre o chão com os seus pés e concentre sua energia no baixo-abdômen. Pratique usando cada braço cem ou duzentas vezes todos os dias.
  1. Quando praticar as posturas do Karate, certifique-se de manter suas costas retas, relaxar os ombros, colocar força nas suas pernas, manter-se firme e concentrar sua energia no baixo-abdômen.
  1. Pratique cada técnica do Karate repetidamente. Aprenda bem as explicações de cada técnica e decida quando e como aplicá-las conforme necessário. Entrar, contra-atacar e afastar-se é a regra para o torite.
  1. Você deve decidir se o Karate é para a sua saúde ou para auxiliar nos seus deveres.
  1. Quando você treinar, faça isso como se estivesse no campo de batalha. Seus olhos devem estar fixos, seus ombros baixos e o corpo enrijecido. Você deve sempre treinar com intensidade e espírito, como se estivesse realmente encarando um inimigo. Dessa forma, você estará naturalmente preparado.
  1. Se você usar excessivamente suas forças no treino do Karate, isso vai causar perda de energia no seu baixo-abdômen e será nocivo para o corpo. Os olhos e rosto ficarão vermelhos. Tenha cuidado para controlar  o seu treino.
  1. No passado, os mestres de Karate aproveitaram longas vidas. Karate auxilia no desenvolvimento dos ossos e músculos. Ajuda na digestão e também na circulação. Se o Karate for introduzido desde o ensino fundamental, então nós produziremos muitos homens com capacidade de derrotar dez agressores cada um.

Se os estudantes no colégio de treinamento de professores aprenderem Karate de acordo com os preceitos acima e então, após a graduação, disseminarem isso para escolas fundamentais em todas as regiões, dentro de 10 anos o Karate se espalhará por toda Okinawa e pelo Japão continental. O Karate, portanto, fará uma grande contribuição para nossos militares. Espero que vocês considerem minha sugestão com seriedade.

Anko Itosu, outubro de 1908.

Adicionar a favoritos link permanente.