O primeiro desafio do Karate

Um grande problema de muitas pessoas que começam a praticar Karate e desistem logo nos primeiros treinos é que eles não entendem que há uma escalada de aprendizado. Por vezes, olham aqueles movimentos e posturas incomuns feitos pelos mais graduados e se frustram por não conseguir reproduzir logo de cara. Mas isso é evidente, pois o primeiro desafio do Karate é justamente não desistir: como qualquer outra habilidade que procuramos desenvolver, é preciso um tempo de dedicação para assimilar o básico, um passo de cada vez.

Você não aprendeu a ler e escrever simplesmente pegando um livro e recitando as passagens. Teve que aprender o alfabeto, uma letra por vez, e depois descobrir como juntar essas letras para formar sons. Teve que praticar cada letra no caderno, até que as formas dos símbolos não fossem só meros garranchos. Com o passar do tempo, começa e formar e interpretar palavras, frases, aprender gramática. Chega uma hora que você não precisa “pensar em ler”: olha para um texto a já entende automaticamente o que que está escrito, sem precisar pensar em A, B ou C.

Karate é a mesma coisa. Você começa desenvolvendo a coordenação, aprendendo a se movimentar e ganhando consciência corporal, além desenvolver a concentração. Com prática, algo que parecia muito difícil começa a ficar mais fácil, apenas porque você desenvolveu a sua habilidade. Uma posição torta da mão gradualmente se torna um soco poderoso, uma postura esquisita se torna uma base firme. Mas como chegar nesse ponto? Simplesmente se dedicando, mantendo a disciplina e treinando com vontade.

Então, aspirante a karateka: NÃO DESISTA. Quem desiste não tem nada do que se orgulhar! Pior ainda, não desenvolve a saúde física e mental, não colhe os benefícios do Karate.

Sinceramente, não vai ser fácil. Mas tudo que nos leva ao crescimento tem um certo grau de desafio. É assim que se formam guerreiros. Não existe atalho, é preciso caminhar com sinceridade, aprendendo um pouco a cada dia. Garantimos que, ao continuar avançando, ao olhar para trás e observar o quanto você percorreu, irá atestar que tudo valeu a pena.

Adicionar a favoritos link permanente.