Chojun Miyagi: Esboço Histórico do Karate-Do, Arte Marcial de Ryukyu

Tradução da versão em inglês de Sanzinsoo (pseudônimo de Kiyotaka Yamada) em Historical Outline of Karate-Do, Martial Arts of Ryukyu By Chojun Miyagi

Este ensaio foi originalmente escrito por Chojun Miyagi e apresentado no Meiji Shoten em Sakaisuji, Osaka, em 28 de janeiro de 1936. O título original é “Ryukyu Kenpo Karatedo Enkaku Gaiyo”. Abaixo está uma tradução do ensaio. Este é um dos poucos escritos de Chojun Miyagi que sobreviveram à guerra. O ensaio apareceu como um artigo suplementar em dois livros, “Okinawan Karatedo”, de Shoshin Nagamine (1975, Shinjinbutsu Oraisha) e “Okinawaden Gojuryu Karatedo”, de Eiichi Miyazato (1979, Jitsugyono Sekaisha). Algumas partes foram omitidas nesta tradução.

  1. Prefácio

O que é Karate? É a arte que exercitamos a mente e o corpo para promover a saúde na vida cotidiana, mas em caso de emergência é a arte da autodefesa sem nenhuma arma. Na maioria dos casos, lutamos com nossos corpos – mãos, pés, cotovelos etc. – para derrotar os oponentes. No entanto, em alguns casos, de acordo com as circunstâncias, também podemos usar armas (como Bo, Sai, Nunchaku, Tonfa, Eku, Kama, etc.). As pessoas geralmente entendem mal o Karate. Quando eles veem alguém quebrando cinco tábuas de madeira ou alguns pedaços de telha com o punho, eles acham que é uma parte principal do Karate. Obviamente, não é uma parte principal do Karate, mas uma parte trivial do Karate. Como outras artes de luta, a verdade do Karate ou o Tao do Karate pode ser entendido e dominado com o objetivo final que está além dos ensinamentos e é impossível descrever por palavras.

  1. Como as artes marciais foram introduzidas em Ryukyu (Okinawa)?

O nome “Karate” é um termo especial em Ryukyu. O Karate é originário do kung fu chinês. Como temos poucos livros sobre a origem do kung fu chinês, não podemos concluir imediatamente, mas, segundo uma teoria, as artes marciais se originaram na Ásia central e na área ao redor da Turquia quando a civilização antiga foi desenvolvida. E então foi introduzido na China gradualmente. No entanto, ainda temos outra teoria. Diz que cerca de 5.000 anos atrás, o kung fu chinês se originou na era do Imperador Amarelo (Imperador Huang), que construiu a brilhante cultura na bacia do Rio Amarelo. De qualquer forma, não é difícil imaginar que o protótipo das artes marciais tenha nascido combatendo o espírito de confronto que o ser humano possui por natureza. Por exemplo, a maioria dos estilos de kung fu chinês foi criada imitando brigas de animais ou pássaros. Você pode ver isso nos nomes dos estilos, como Estilo do tigre, estilo do leão, estilo do macaco, estilo do cão, estilo da garça e assim por diante. Um pouco mais tarde, o kung fu chinês se dividiu em escola do sul e escola do norte. Além disso, cada escola se dividiu em Neijia e Waijia. A característica de Neijia é principalmente a suavidade, e é uma arte de luta defensiva. Wudang kungfu (Taichi, por exemplo) é típico de Neijia. A característica de Waijia é principalmente a dureza, e é uma arte de luta agressiva. O Shaolin Kungfu é típico de Waijia, que foi criado no Templo Shaolin na montanha Songshang, província de Henan. E mais tarde, nas eras da dinastia Tang e da dinastia Song, podemos encontrar muitos guerreiros de kung fu no auge de seu sucesso. Quando consideramos como o Karate foi introduzido em Ryukyu (Okinawa), temos várias opiniões sem nenhuma evidência histórica. Ainda não chegamos a uma conclusão correta sobre este assunto. Existem três opiniões principais: “Trinta e seis imigrantes chineses”, “Notas de Oshima” e “Importação no período Keicho”. A explicação simples de cada opinião é a seguinte.

(1) Trinta e seis imigrantes chineses

Em 1392 (dinastia Ming na China), trinta e seis imigrantes chineses chegaram a Ryukyu, vindos da província de Fujian. Naquela época, o Karate foi introduzido em Ryukyu por imigrantes chineses da província de Fujian.

(2) Notas de Oshima

Em 1762, o navio mercante do Reino Ryukyu foi pego em uma forte tempestade a caminho de Satsuma (atualmente prefeitura de Kagoshima) e lançado em terra na costa de Oshima, Tosa (atualmente prefeitura de Kochi). Shiohira Pechin, um oficial de alto escalão do navio, era uma pessoa inteligente. Ele foi ajudado por Choki Tobe, um intelectual que morava em Oshima. Tobe escreveu as histórias interessantes de Shiohira sobre o Reino Ryukyu. Suas anotações foram chamadas “Notas de Oshima”. O terceiro volume de “Notas de Oshima” diz “Koshankun, um guerreiro de kung fu, veio da China para Ryukyu (Okinawa) trazendo seus discípulos com ele”. Segundo as notas, naquela época as pessoas chamavam as artes marciais de “Kumiaijutsu” em vez de Karate. Esta anotação é a literatura mais confiável sobre Karate.

(3) Importação no período Keicho

Em 1609 (14º ano do período Keicho), o clã Shimazu de Satsuma (atualmente prefeitura de Kagoshima) invadiu o Reino Ryukyu e proibiu a posse de armas por pessoas de Ryukyu. Alguns acreditam que o Karate foi criado espontaneamente devido à opressão cruel de Satsuma. Os outros insistem que o Karate não foi uma criação doméstica, mas que foi importado da China. Eu acho que é razoável considerar que o Karate foi uma fusão de artes marciais da China e “Te”, artes marciais nativas que já existiam, então o Karate foi desenvolvido notavelmente e ainda hoje é aprimorado racionalmente e desenvolvido. Temos algumas opiniões diferentes sobre a origem do Karate, mas são equívocos populares e não valem a pena serem ouvidos.

Como mencionado acima, até agora ainda não temos uma opinião definida e convincente. De qualquer forma, o Karate foi desenvolvido, modificado e aprimorado por muitos anos.

  1. Círculos de Karate no passado

Também não sabemos a origem do nome “Karate”, mas é verdade que o nome “Karate” foi criado recentemente. Antigamente era chamado de “Te”. Naquela época, as pessoas praticavam Karate secretamente, e um mestre ensinava alguns Kata avançados de todos os Kata apenas a seu melhor discípulo. Se ele não tinha discípulo adequado, ele não ensinava nunca os Kata a ninguém, e eventualmente esses Kata desapareceram completamente. Como resultado, existem muitos Kata que não foram transmitidos. Por volta do meio do período Meiji (1868-1912), mestres de Karate proeminentes aboliram o antigo modo de sigilo. O Karate foi aberto ao público e logo foi reconhecido pela sociedade. Era o amanhecer no desenvolvimento do Karate. De acordo com a cultura que progride rapidamente, o Karate também foi reconhecido como educação física e adotado como uma das disciplinas de ensino escolar. Portanto, finalmente o Karate ganhou a aprovação social.

  1. Como ensinamos Karate no momento

Segundo a história oral, antigamente, a política de ensino do Karate enfatizava as técnicas de autodefesa. Com apenas um lema de “não há primeiro ataque no Karate”, os professores mostraram aos alunos os aspectos morais. No entanto, ouvi dizer que, na realidade, eles tendiam a negligenciar tais princípios morais. Então, gradualmente, a política de ensino foi aprimorada com a mudança dos tempos. Agora descontinuamos e abolimos a tradição errada do chamado “corpo primeiro e mente em segundo”, e seguimos em direção ao Tao das artes de combate ou da verdade do Karate. Eventualmente, obtivemos o lema correto “mente primeiro e corpo em segundo”, o que significa Karate e zen são o mesmo. Aqueles que estão envolvidos no ensino de Karate na prefeitura de Okinawa e atualmente fora da prefeitura de Okinawa são os seguintes. (em ordem aleatória)

Na prefeitura de Okinawa: Kentsu Yabu, Chomo Hanashiro, Chotoku Kyan, Anbun Tokuda, Juhatsu Kyoda, Choshin Chibana, Jinsei Kamiya, Shinpan Gusukuma, Seiko Higa, Kamado Nakasone, Jin-an Shinzato, Chojun Miyagi.

Fora da prefeitura de Okinawa: Gichin Funakoshi, Choki Motobu, Kenwa Mabuni, Masaru Sawayama, Sanyu Sakai, Moden Yabiku, Jizaburo Miki, Yasuhiro Konishi, Shinji Sato, Mizuho Mutsu, Kamesuke Higaonna, Shinjun Otsuka, Shin Taira, Koki Shiroma, Kanbun Uechi.

  1. Sobre estilos de Karate ou Ryu

Existem várias opiniões sobre Ryu ou estilos de Karate em Ryukyu (Okinawa), mas elas são apenas suposições, sem nenhuma pesquisa ou evidência definida. Com relação a esse assunto, sentimos como se estivéssemos tateando no escuro. De acordo com uma opinião popular deles, podemos categorizar o Karate em dois estilos: Shorin-Ryu e Shorei-Ryu. Eles insistem que o primeiro é adequado para uma pessoa robusta, enquanto o segundo para uma pessoa magra. No entanto, essa opinião provou ser falsa em muitos estudos. Enquanto isso, existe a única opinião em que podemos confiar. É a seguinte: Em 1828 (dinastia Qing ou Ching na China), nossos ancestrais herdaram um estilo de kung fu da província de Fujian na China. Eles continuaram seus estudos e formaram o Karate Goju-Ryu. Ainda hoje existe um grupo ortodoxo que herdou o genuíno e autêntico Karate Goju-Ryu.

  1. A característica do Karate

Alguns pontos bons do Karate são os seguintes:

(1) Um local grande ou uma área espaçosa não é necessária para a prática de Karate.

(2) Você pode praticar Karate sozinho. Você também pode fazer isso junto com outros membros do Karate, formando um grupo.

(3) Você não precisa gastar muitas horas praticando Karate.

(4) Você pode escolher o Kata adequado para sua força física e praticá-lo independentemente da idade e do sexo.

(5) Sem gastar muito dinheiro, você pode praticar Karate com equipamentos simples (como Makiwara) ou sem eles.

(6) O Karate é muito eficaz como meio de promoção da saúde. Existem muitos Karateka que são saudáveis e vivem por muito tempo.

(7) Como resultado do treinamento da mente e do corpo, você pode cultivar seu caráter e adquirir espírito indomável.

  1. O futuro do Karate-Do

Os dias em que o Karate era ensinado secretamente terminaram, chegando a nova era em que praticamos e estudamos publicamente e oficialmente. Portanto, o futuro do Karate-Do é brilhante. Aproveitando esta oportunidade, devemos parar de anunciar o Karate como se fosse uma arte de luta misteriosa e mágica em uma pequena ilha chamada Ryukyu. Devemos abrir o Karate ao público e receber críticas, opiniões e estudos de outros proeminentes artistas de luta. No futuro, devemos inventar protetores completos para um torneio de Karate de segurança, como em outras artes de luta, para que o Karate se torne uma das artes de luta japonesas. Atualmente, o Karate-Do se tornou popular em todo o Japão, onde muitas pessoas estudam Karate-Do com afinco. Mesmo fora do Japão, o Karate-Do é popular. Há um homem que se formou na universidade em Tóquio. Ele agora está propagando e estudando Karate-Do na Europa. Em maio de 1934, fui convidado a propagar e ensinar Karate-Do no Havaí, EUA, por okinawanos de lá e por uma empresa de jornal. Desde então, foram criados clubes de Karate no Havaí. Como mencionado acima, agora o Karate-Do se tornou não apenas uma arte marcial japonesa, mas também uma arte marcial internacional.

  1. O método de ensino do Karate

Como cada pessoa tem seu caráter distintivo, o desenvolvimento muscular é diferente dependendo do uso muscular. Portanto, a princípio, fazemos “Exercício Preparatório” para desenvolver nossos músculos para que possamos praticar exercícios de Karate mais facilmente e, em seguida, “Kata Fundamental”, “Exercício Complementar”, “Kaishu Kata” e “Treinamento de Kumite”. Nós ensinamos Karate dessa maneira. Cada elemento é como segue.

(1) Exercício preparatório

Exercitamos cada músculo do nosso corpo para aumentar sua flexibilidade, força e resistência, e depois praticamos os Kata fundamentais, a saber, Sanchin, Tensho e Naifanchi. Fazemos novamente este exercício preparatório após a prática de Kata para relaxar nossos músculos. E fazemos um exercício de respiração e descansamos em silêncio.

(2) Kata fundamentais

Sanchin, Tensho e Naifanchi são os Kata fundamentais. Praticando-os, podemos adotar uma postura correta. Podemos inspirar e expirar corretamente. Podemos ajustar aumentando ou diminuindo nossa força harmoniosamente. Podemos desenvolver um corpo poderoso e uma forte vontade de guerreiro.

(3) Exercício Complementar

Este exercício nos permite aprender e executar bem o Kaishu Kata. Nós exercitamos cada parte do nosso corpo com um movimento específico. Também praticamos com vários equipamentos para aprimorar toda a nossa força externa e força específica de uma parte.

(4) Kaishu Kata (Kata, exceto Kata Fundamentais)

Atualmente, temos cerca de vinte ou trinta tipos de Kata, e seus nomes são variados, dependendo de seus criadores. O kata possui técnicas de defesa e ataque que são conectadas adequadamente. Tem várias direções dos movimentos e é algo como ginástica. Devemos executar o Kata usando o poder da mente e do corpo de acordo com seu objetivo técnico, para que possamos aprender o princípio de desatar e amarrar.

(5) Treinamento de Kumite

Desatamos o Kaishu Kata que já aprendemos e estudamos as técnicas de defesa e ataque no Kaishu Kata. Compreendendo seu objetivo técnico, praticamos as técnicas de ataque e defesa com espírito de luta como numa situação real.

Eu resumo da seguinte forma. Induzimos a interação da mente e do corpo a partir dos Kata fundamentais Sanchin, Tensho e Naifanchi. Desenvolvemos o espírito das artes marciais adquirindo técnicas de luta através da prática de Kaishu Kata e do treinamento correto de Kumite.

Sobre Bruno Chagas

Faixa-preta shodan pela Associação Karate-Do Tanaka.
Adicionar a favoritos link permanente.