Gichin Funakoshi: O valor do Karate como treinamento físico

Tradução do texto “The value of karate as athletic training”, do livro Karate-Do Kyohan de Gichin Funakoshi (pg. 11 e 12), edição de 1973, Kodansha International.

A natureza do Karate é tal que exige que o corpo se mova em todas as direções, em contraste, por exemplo, com a ênfase nos braços do remo ou nas pernas do salto. Não há absolutamente nenhuma necessidade de preocupação com o desenvolvimento unilateral do corpo no Karate, e o fato do desenvolvimento uniforme pode ser considerado um dos benefícios do Karate.

Na maioria dos casos, são necessários apenas um ou dois minutos para concluir um kata. Além disso, à medida que se continua praticando, os movimentos se tornam mais rápidos e o treinamento como um todo mais vigoroso, então uma pessoa pode conseguir um exercício abrangente a partir de um período relativamente curto. Esta é uma forma ideal de exercício para muitas pessoas hoje que reclamam que gostariam de se exercitar, mas simplesmente não têm tempo. O pouco tempo necessário é, portanto, uma segunda grande vantagem.

Quase nenhuma outra forma de exercício, seja judô, kendo, arco e flecha, natação ou equitação, pode ser realizada a qualquer hora ou lugar tão facilmente quanto o Karate. A maioria dos esportes exige um espaço amplo, equipamento ou parceiro e, nesse aspecto, o Karate é o mais adaptável. Nenhuma área específica, equipamento ou mesmo parceiro é necessário, pois pode ser realizado em um jardim, sala de estar, corredor, a qualquer momento ou lugar em que se sinta vontade de praticar. Esta é a terceira vantagem significativa do Karate.

Normalmente, o exercício adequado para homens não é adequado para mulheres e, provavelmente, o exercício para mulheres não é suficiente para homens; o exercício para pessoas que se recuperam de doenças não é suficiente para pessoas saudáveis e, da mesma forma, exercício suficiente para pessoas jovens e saudáveis são cansativos demais para pessoas mais velhas ou crianças pequenas. O Karate, no entanto, pode até ser praticado por pessoas fisicamente fracas, por mulheres, crianças e idosos. Em outras palavras, uma vez que cada indivíduo pode ajustar o exercício à sua própria capacidade e com cada unidade de exercício com duração de apenas um a dois minutos, não há perigo de esforço excessivo ou exaustão física. Além disso, à medida que o corpo se desenvolve e as técnicas se tornam mais hábeis, os movimentos naturalmente se tornam mais poderosos, de modo que a quantidade de exercícios se torna suficiente mesmo para o jovem saudável em seu ápice. Assim, a quantidade de exercício aumenta naturalmente à medida que o treinamento avança, um ponto que eu citaria como o quarto mérito atlético do Karate.

O fato de o Karate poder ser praticado sozinho ou em grupo é uma característica exclusiva dele. Finalmente, mesmo considerados puramente do ponto de vista das técnicas físicas de valor prático, os movimentos individuais das mãos ou pés, cada um com seu próprio significado, e as muitas variações nas várias sequências de kata tornam-se desafios a aprender, enquanto desfrutam e se envolvem em seus estudos. Desta forma, acumula-se seus benefícios quase sem perceber.

O valor do Karate como treinamento físico pode ser facilmente demonstrado por testes científicos e, mesmo após um ano ou menos de prática, pode-se ver com facilidade a tremenda melhora em sua condição sobre seu estado antes do treinamento de Karate.

Meus estimados professores, os falecidos mestres Shishu (em japonês, Itosu) e Azato, eram muito fracos na infância, mas depois de começarem a treinar Karate como meio de melhorar sua saúde, desenvolveram tanto que pareciam pessoas diferentes em comparação com seus velhos eus e viveram para se tornar famosos, em nossos tempos, como velhos mestres. Mestre Shishu viveu até a idade venerável de oitenta e cinco anos, e Azato até a de oitenta anos. O professor do mestre Azato, mestre Matsumura, tinha mais de noventa anos de idade. Outros especialistas contemporâneos de Karate, como mestres Yamaguchi, Aragake, Chibana, Nakazato, Yahiku, Tokashiki, Sakihara e Chinen, já viveram mais de oitenta anos. Estes exemplos são indicativos do papel do Karate como um método superior de manutenção da saúde.

Adicionar a favoritos link permanente.