Celebração: Aniversário de 56 anos do Karate-Do Tanaka é marcado pela união e fraternidade

A manhã dominical do dia 26 de maio foi de congraçamento e celebração, pois foi realizada a Confraternização pelo 56º aniversário da Associação Karate-Do Tanaka, fundada em 23 de maio de 1963. Alunos, familiares e amigos estiveram presentes no evento, realizado no hombu dojo da nossa escola, no bairro da Vila Prudente em São Paulo/SP.

Este ano, a Associação teve visitas e apresentações de karatekas de outros dojos: o Hanshi Juan Gallardo Pardo e seu filho, Felipe Gallardo, vieram do Chile para prestigiar a festa e fazer uma reunião administrativa; e Breno Tomari, praticante de estilo Wado-Ryu. O avô de Breno, Isamu Tomari, foi aluno da Associação na década de 1960.

O senhor Isamu Tomari foi um dos integrantes da mesa de honra do evento, que também foi composta por: Dr. Wilson Mathias Junior, médico cardiologista e ex-aluno da Associação, que foi o paraninfo do evento; o senhor Hatiro Shimomoto, ex-deputado estadual e amigo de longa data da academia; Hanshi Juan Gallardo, discípulo do mestre Tsunioshi Tanaka, vindo do Chile; e o senhor Nélson Watanabe, assessor do vereador Aurélio Nomura, que também tem uma longa história de amizade com a Associação.

A cerimônia de abertura do evento teve execução dos hinos nacionais brasileiro e chileno, em honra dos visitantes, além de discursos dos membros da mesa e entrega de algumas lembranças a estes convidados ilustres. Além disso, houve um discurso emocionante dos alunos, representados pelo kohai Ronaldo Gimenes. Ainda foi feita entrega de faixas e certificados para os alunos da Associação Karate-Do Tanaka promovidos na ocasião, que foram:

Otavio Miller O. Sepulvedra – 9º kyu
Ana Sofia Marinho Woczinski – 8º kyu
Rafael da Silva Pinto de Azevedo – 8º kyu
Ana Luiza Nunes Batista – 6º kyu
Diana Moreira dos Santos – 6º kyu
Ronaldo Gimenes – 6º kyu

O senpai Bruno Chagas, que coordenou a cerimônia, aproveitou oportunidade para fazer um breve discurso parabenizando os alunos promovidos, destacando que o Karate é uma caminho de aprendizado constante, que deve ser trilhado com determinação e sinceridade pelos praticantes.

Em seguida, houve apresentações de kata e de técnicas de Karate, começando pelos karatekas visitantes e seguindo por ordem crescente de graduação para os membros do Karate-Do Tanaka. Foram demonstrados desde exercícios básicos a aplicações avançadas retiradas dos kata (bunkai), além de demonstração de técnicas com bastão (bo). Houve também apresentação de quebramento, o tameshiwari, que testa a técnica e determinação dos karatekas.

Para finalizar o evento, como não poderia ser de outra forma, foi reservado espaço para homenagear o saudoso mestre fundador da Associação, Tsunioshi Tanaka.

O senpai Bruno fez um discurso destacando a trajetória do mestre e seu trabalho incansável para cultivar um Karate não só composto por técnicas de combate, mas que em sua filosofia procurasse desenvolver bons valores nos praticantes e promover o bem-estar destes. O legado do mestre, dois anos após seu falecimento, segue firme em nosso dojo, sendo levado com respeito e comprometimento.

Também discursaram homenageando o mestre Tanaka o paraninfo Dr. Wilson Mathias, que destacou como começou na academia ainda criança e foi profundamente influenciado pelo Karate. O senhor Isamu Tomari relembrou um pouco de sua passagem pela Associação e sobre a figura nobre que era o mestre Tsunioshi Tanaka.

O Hanshi Gallardo também fez uso da palavra, falando um pouco de sua relação de anos com o mestre e de como preservar este legado é importante. O Hanshi cultiva em sua escola os mesmos princípios que aprendeu com o mestre Tanaka. Sua vista foi mais uma fortalecimento da união e companheirismos entre os dojos no Chile e no Brasil, que deve render grandes frutos.

Após as homenagens, para finalizar o evento, houve confraternização entre todos os presentes, com muita boa conversa celebrando o Karate, o mestre Tsunioshi Tanaka, e a relação de amizade cultivada em nosso dojo e por cada um de nossos alunos e instrutores.

 

Confira abaixo o álbum de fotos.

Adicionar a favoritos link permanente.