Inspirando e expirando em conformidade com o “go” e “ju”: um ensaio diverso sobre o Karate – Chojun Miyagi

Observações: Este artigo curto apareceu primeiro no “Bunka Okinawa” Vol.3 No.6, datado de 15 de agosto, 1942, e reapareceu como um apêndice no  livro “Chugoku Okinawa Karate Kobudo No Genryu” escrito por Masahiro Nakamoto e publicado em 1º de abril, 1985, pelo Bunbukan.

Traduzido por Sanzinsoo [inglês]

Inspirando e expirando em conformidade com o “go” e “ju”: um ensaio diverso sobre o Karate

Por Chojun Miyagi

Eu não sei quando mudou, mas agora “karate” é escrito com os caracteres de “mão vazia” em vez de “mão chinesa”. De qualquer forma, eu estou feliz de saber que atualmente o Karate é popular em todo o Japão como uma singular arte marcial de Okinawa e até mesmo foi reconhecido oficialmente pelo Dai Nippon Butokukai (Associação de Artes Marciais e Moral do Grande Japão) como uma das artes de luta japonesas. Entretanto, sem dúvidas, eu tenho certeza que as raízes do Karate estão na China. Eu suponho que o protótipo do Karate deva ter sido modificado de várias formas na minha terra de Okinawa, mas eu acho que isso é bastante significativo na forma como vemos a evolução do Karate, que foi influenciado pela particularidade da cultura de Okinawa. Assim sendo, talvez não tenha sido despropositado mudar os caracteres do Karate para “mão vazia” em vez de “mão chinesa”.

Enfim, nesta ocasião eu gostaria de falar a minha opinião particular sobre o Karate, naturalmente, da seguinte forma.

Eu ouvi que não é certeza, mas haveria uma arte marcial chamada “Três Mãos” na Índia. Eu não sei o nome original indiano. “Três mãos” é a tradução direta para o idioma chinês do idioma indiano. Eu suponho que talvez tal arte tenha sido levada da Índia para a China por Darma durante a dinastia do imperador Wu e ela se tornou a origem do templo Shaolin.

É muito interessante para mim que eu tenha visto a exibição de artes marciais executada por um jovem filipino quando eu visitei o Havaí ano passado. Eu fiquei muito impressionado e satisfeito de descobrir que havia similaridades nas técnicas entre a arte marcial do jovem filipino e o nosso Karate. Infelizmente, eu perdi o caderno onde escrevi o nome do jovem e o nome em alfabeto da arte de luta dele. Eu imagino que tenha sido guardado em algum outro lugar, então eu ainda teria uma chance de dizer-lhes os nomes se eu encontrar.

Eu penso que o kung fu Shaolin é uma fusão sistematizada e recente de artes marciais chinesas e artes marciais indianas que existiam previamente. Essa opinião ainda não foi provada. Precisamos de mais pesquisa nesta hipótese.

Eu tenho praticado Karate por muito tempo, mas eu ainda não dominei a essência ou a verdade do Karate. Eu sinto como se eu andasse sozinho em um longo caminho no escuro. Quanto mais adiante eu vou, mais distante o caminho se tornará, mas é por isso que a verdade é preciosa. Se nós seguíssemos em frente para encontrar a verdade do Karate com toda nossa força da mente e do corpo, nós seríamos recompensados pouco a pouco e dia após dia. A verdade está próxima, mas difícil de alcançar.

Meu amigo, Sr. Jingyu, me disse a máxima a seguir: “a fórmula definitiva para a verdade é não haver fórmula. Se você deseja dominar fórmula nenhuma, você tem que dominar uma fórmula. Se você dominar uma fórmula e fórmula nenhuma ao mesmo tempo, você pode transcender a vida e a morte.” Eu suponho que a fórmula definitiva para a verdade seja o Tao, o Caminho. Eu não consigo entender bem esta máxima, mas às vezes eu sinto que entendo bem. Eu penso que nós temos que dominar “uma fórmula e fórmula nenhuma”, então poderemos estudar o Karate em profundidade e obter a verdade do Karate.

Este é um ensaio diverso para qual eu não me preparei, então deixe-me falar de outro assunto.

Quanto aos estilos de Karate, eu ouvi que há dois tipos, o tipo do sul e o tipo do norte. No aspecto das técnicas, o tipo do sul se especializa na parte superior do corpo e técnicas de mão, então ele tem características suaves, gentis e tranquilas. Ele é defensivo no combate. Por outro lado, o tipo do norte se especializa nos membros inferiores e técnicas de perna, então ele tem características rígidas e ativas. Ele é agressivo no combate. O primeiro dá um passo adiante para golpear e um passo atrás para bloquear. O segundo dá um passo adiante para chutar e dá um passo adiante novamente para derrubar o oponente. Claro que os dois tipos golpeiam, chutam e derrubam, mas o ponto de vista é diferente em cada.

Agora eu gostaria de falar a vocês sobre “heishu” ou “heishu kata” e “kaishu” ou “kaishu kata” para dar um pouco de informação para aqueles que estudam Karate. “Heishu” significa katas fundamentais. Antes de entrar no caminho do Karate, você deve desenvolver seu corpo e sua mente fazendo o exercício Sanchin do Goju-Ryu.

Eu vou explicar detalhadamente. Você se posiciona ereto firmemente com uma base estável nos pés e mãos posicionadas propriamente, respirando harmoniosamente, então você pode sentir o êxtase do Sanchin. É uma versão imóvel do Sanchin.

Nós temos também uma versão ativa do Sanchin que tem outro nome, “Peppuren”. Normalmente, nós chamamos de Sanchin ambas as versões.

O Tanden (um ponto alguns centímetros abaixo do umbigo), a parte de trás da cabeça e as nádegas são três pontos focais nos quais você deve concentrar sua atenção durante o exercício do Sanchin.

Breves instruções a seguir. Encaixe o seu queixo. Levante a parte de trás da cabeça. Foque no Tanden para carregar com a energia. Suas nádegas devem estar contraídas. Estes três pontos focais não estão originalmente separados uns dos outros, mas tem uma relação inseparável. Além deles, há outro ponto focal: o ponto central entre as sobrancelhas. Eu ouvi que princípios do Zen e outras meditações sentadas são o mesmo que o Sanchin.

Quando eu vejo o Karate-Do em Okinawa, eu penso que nós temos a tendência de prestar pouca atenção a “heishu kata” como o Sanchin. O que vocês acham disso? Portanto, mesmo se eu ver sua melhor performance de “kaishu kata”, eu não estaria satisfeito com ela e eu sentiria que algo está faltando para a perfeição, como você não teria uma base fundamental e estável alimentada pelo Sanchin. Ouvindo minha opinião a respeito do “heishu kata” ou Sanchin, Sr. Jingyu, meu amigo, me contou uma história interessante, como segue. O “eu” na história é o próprio Sr. Jingyu, não eu.

“Embora meu conhecimento seja limitado, eu ouvi o seguinte sobre o chamado estilo do sul de pinturas chinesas, a saber as pinturas da dinastia de Song do Sul e as pinturas da dinastia de Song do Norte.

Traços fortes e vitais são característicos de Li Si-Xun, que acredita-se ser o fundador do estilo de pintura chinesa do norte. Eu sinto força e dureza como o aço quando vejo sua técnica de pintura favorita chamada ‘corte por eixos grandes e pequenos’.

Por outro lado, traços puros e gentis de pinturas são característicos de Wang Wei, o fundador do estilo de pintura chinesa do sul. Seu modo pintar é chamado ‘o estilo clássico de brincar com fios’.  Dizem que o Sr. Wang Wei está em uma dieta vegetariana e nuca come carne, assim seu trabalho revela auras de tranquilidade e pureza. Não é exagero reconhecer que o Sr. Dong Qi-Chan o chama de Rei das Pinturas.

De acordo com um certo livro, a diferença de ambos os estilos é derivada do ambiente natural diferente do vale do Rio Amarelo no norte e o vale do Rio Yangtze no sul.

Também de acordo com um certo homem que viajou por um longo tempo pela China, a diferença das pinturas do Norte e do Sul é derivada das características diferentes de cada ambiente natural. Em suma, o estilo de pintura do sul é idealista, leve, flexível, suave e quieto. Pelo contrário, o estilo de pintura do norte de pintura é forte, solene, magnífico e dinâmico.

Se aplicarmos isso às artes de combate chinesas, é completamente coincidente um com o outro. Eu acho que isso dá algumas pistas.”

O escritor realmente concorda com o Sr. Jingyu. Ele continuou a história como segue.

“Eu acho que a relação entre ‘Heishu’ e ‘Kaishu’ no Karate-Do é similar à relação entre o estilo quadrado e o estilo cursivo de escrita de caracteres chineses na caligrafia, o Caminho da Escrita. ‘Heishu’ é o ‘estilo quadrado’ enquanto ‘Kaishu’ é o ‘estilo cursivo’. O estilo quadrado de escrita é quieto e calmo, enquanto o estilo cursivo é ativo e dinâmico. Portanto, obviamente podemos ver qual deles é o fundamento. Também é claro que devemos seguir passo a passo a partir do fundamento.”

Mais uma vez, eu acenei com a cabeça e concordei completamente com ele. Eu acho que todas as artes se originaram das mesmas raízes e têm o mesmo Caminho. No final deste ensaio, vou dar-lhe uma frase que é citada no famoso livro “Bubishi” ou “Wubeizhi” escrito por Mao Yuan-yi na antiga era Ming, no qual ele comentou sobre artes marciais tomando exemplos de caligrafia e cavalaria. “Se você dominar como pincelar as letras chinesas, então eu posso ensinar-lhe todas as técnicas de caligrafia. Se você dominar como montar na sela, então eu posso ensinar-lhe todas as técnicas de equitação.”

 

Tradução da versão em inglês originalmente publicada por Sanzinsoo em seu blog, em 11/12/2007

Sobre Bruno Chagas

Faixa-preta shodan pela Associação Karate-Do Tanaka.
Adicionar a favoritos link permanente.