Associação Karate-Do Tanaka: Na pandemia, mantivemos treinos remotos, cultivando a arte com determinação e responsabilidade

ATUALIZAÇÃO: Atualmente estamos com treinos em formato híbrido, com alguns dias presenciais. Saiba mais aqui.

O texto abaixo reflete a política adotada durante o grande parte da pandemia, quando a necessidade de interromper as atividades presenciais foi fundamental.

Desde o início das medidas de isolamento por conta da pandemia no nosso País, há pouco mais de um ano, a Associação Karate-Do Tanaka suspendeu os treinos presenciais. Não foi e não é algo fácil, porque encher o dojo e treinar juntos é algo sem igual. Não temos previsão de retorno, pois entendemos que, enquanto instrutores e praticantes de Karate, temos uma responsabilidade com os membros da Associação e com a comunidade.

O importante é que não deixamos de treinar. Além de aulas on-line todos os dias, aproveitamos a oportunidade para produzir material de estudo e dar todo o suporte necessário para orientações, correções e esclarecimentos. Karate, afinal, vai com você aonde você for. Qualquer praticante sério precisa entender isso. Vários grandes mestres ressaltaram a versatilidade e conveniência de treinar em qualquer lugar.

O treino remoto não é a mesma coisa que o presencial, obviamente, por isso os instrutores precisam de sensibilidade, cuidado, capacidade didática e criatividade para tirar o máximo de cada um nessa situação, enquanto o aluno precisa estar disposto a se esforçar para se desenvolver. No fim, a mentalidade é a mesma do dojo, apesar das condições diferentes.

Prova de que manter os treinos nessas condições também dá resultado é que os membros do nosso dojo seguem se desenvolvendo e tendo o Karate como uma forma de equilíbrio para a vida. Inclusive, temos alunos que começaram nesse formato on-line, durante a pandemia, e que estão aprendendo e progredindo de forma muito satisfatória.

Muitos podem questionar se “vale a pena” e se “dá certo” começar ou manter os treinos do Karate nesse formato remoto. Podemos dizer com segurança que sim, pois a tecnologia é uma ferramenta a nosso favor. Aproveitar essa ferramenta é muito mais válido que não praticar, que esperar indefinidamente uma oportunidade ideal, que apenas ficar no sofá em uma situação em que o treino poderia estar trazendo benefícios. Quem quer aprender e se desenvolver não coloca empecilhos para deixar de fazer, mas tenta dar seu melhor em cada situação. Isso é ter espírito de guerreiro. Quem fica parado não chega a lugar nenhum.  O “fazer” é sempre a melhor opção.

Estamos com muitas saudades do treino coletivo no dojo, mas seguimos cultivando o Karate para retornar fortes, saudáveis e expandindo nossas possibilidades de desenvolvimento. Assim seguimos fiéis aos ensinamentos do Karate-Do e honramos nosso eterno mestre Tsunioshi Tanaka.

Use máscara, mantenha os cuidados e tome vacina quando for possível. O Karate prega respeito com si mesmo e com o próximo.

Adicionar a favoritos link permanente.